(21) 3649 0041

Fale
por WhatsApp

Fale
por E-mail

Peanuts e Marketing Digital: o que podemos aprender com a tirinha

Peanuts e Marketing Digital: o que podemos aprender com a tirinha

Uma das tirinhas mais famosas e encantadoras do mundo completou 70 anos este mês. O cartunista norte-americano Charles M. Schulz conseguiu criar um conjunto de personagens tão carismáticos e sensíveis, que mesmo depois de tantas décadas, continuam inspirando  a vida de muitas pessoas, ultrapassando gerações.

 

As tirinhas da turma do Charlie Brown, Snoopy, Woodstock, Linus, Lucy e tantos outras figuras são feitas de diálogos simples com pitadas de humor ácido, algumas pessoas podem até considerar pessimistas, mas Os Peanuts são genuínos e buscam sempre abordar temas tocantes da vida humana de forma que indivíduos comuns se identifiquen. 

 

Isso porque além do talento do quadrinista para contar histórias, os personagens têm personalidades bem diferentes e com isso oferecem perspectivas variadas uns para os outros.

Todos eles vivem situações desafiadoras que se tornam boas lições. Hoje te convidamos a conhecer alguns desses ensinamentos dentro do universo do Marketing Digital. 

As pílulas de sabedoria dos Peanuts

Comece sendo diferente

 

Sabemos que para conquistar uma audiência precisamos nos posicionar e produzir conteúdo que seja relevante. Mas o que é ser relevante hoje em dia? Acreditamos que, como nessa tirinha em que Charlie Brown busca um tom mais pessoal com sua namorada para não falhar em sua cartinha, a melhor forma de fazer as pessoas acharem o seu material agradável e inspirador, é criar de maneira com que ele pareça escrito especialmente para o seu público!

 

O que funciona hoje, pode não funcionar amanhã

 

Se você navega pelas águas do Marketing Digital e não é de agora, sabe que muita coisa mudou, principalmente quando se trata das mídias sociais. O formato das artes, o volume ou tipo de texto, o jeito de se comunicar ou as ferramentas, todas transitam ao longo dos anos e se faz necessário experimentar novas abordagens. Isso acontece porque o público muda de comportamento, e consequentemente as ferramentas acompanham essa mudança (rápida por sinal, viu?)  Ou seja, precisamos repensar o que criamos também. 

 

A Lucy em meio ao seu sarcasmo com Charlie Brown, deixa o lembrete de que essas mudanças só serão úteis se forem evolutivas.

 

Com planejamento é mais fácil alcançar resultados

 

Não adianta entregar qualquer conteúdo apenas para tê-lo feito. Nessa tirinha em que Snoopy recebe o menu ao contrário, lembramos também daqueles passos bem básicos do Marketing Digital que são indispensáveis para obtermos resultados: defina palavras-chaves, identifique a persona, desenvolva editorias e etc. Entregue um “menu organizado” para seu público, com certeza ele “fará o pedido”.

 

Aprenda a ouvir a concorrência

Observar, ler e ouvir são dádivas importantes no Marketing Digital. Acompanhando outros trabalhos, principalmente dos seus concorrentes, é possível identificar qual é o seu planejamento e inclusive o que não funciona. Faça como o Charlie Brown no quadrinho acima!

 

Cuidado com as fórmulas prontas

O Marketing Digital nunca esteve tanto em destaque. E agora nós temos muitas pessoas que se dizem especialistas, vendem fórmulas prontas de sucesso, preços duvidosos e se comportam parecido com a Lucy no quadrinho. Portanto, estude e se intere o máximo que puder sobre o que você faz. Muito do que funciona é também tentativa e aprendizado.

 

Se adapte e aprenda com as falhas também

Como foi mencionado no parágrafo anterior, a tentativa e aprendizado vão lhe guiar para os melhores caminhos. Há momentos que insistimos em produzir algo que acaba não funcionando, igualzinho o Snoopy que permaneceu fora da casinha. Então, com essa lição, você já sabe: testou um conteúdo ou uma segmentação que não conversou muito bem com seu público? Agora já está ciente do que é preciso mudar.

 

Por fim, tenha em mente que nenhuma lição é verdadeiramente útil se você não quiser colocá-la em prática!